Denusa comemora resultados com super cepa de levedura

Josias Messias; Vagner Fernandes, supervisor de fabricação de álcool; Teresa Cristina, da MSBIO; Neusa Aoki, gerente de produção e Benedito Ferreira Barbosa, diretor industrial da Denusa

“Trabalho em planta foi altamente produtivo, superando as expectativas”, afirma gerente de produção

Em busca da máxima eficiência de fermentação, menor consumo de insumos e aumento na produção de etanol, a equipe industrial da Denusa, destilaria de etanol localizada em Jandaia, Goiás, decidiu inovar na partida do fermento para esta safra.

Após detalhado estudo, a equipe optou por iniciar a fermentação com uma Super Cepa MSB, levedura fornecida pela MSBIO que apresenta alta taxa de conversão do ART em etanol e adequada ao perfil produtivo da Denusa. O processo incluiu a multiplicação in loco da levedura, que chegou em 20 litros e produziu cerca de 150 mil litros de fermento em 56 horas.

“Foi um trabalho alcançado em equipe, cujos resultados em nossa planta foram altamente

Equipe Denusa

Equipe Denusa

produtivos, superando nossas expectativas”, afirma Neusa Aoki, gerente de produção da Denusa. “Em relação à safra anterior, estamos com um ganho de 0,5% na eficiência da fermentação”, ressaltou.

Para Benedito Ferreira Barbosa, diretor industrial da Denusa,
mesmo após 2 meses da partida da safra os resultados da fermentação estão muito bons, apresentando um grau GL alto e com uma recuperação de 3 litros de etanol a mais por tonelada de cana em relação à safra assada.

“Se persistirem os resultados teremos um ganho de 2% na eficiência geral da indústria”, firmou Neusa.

Destilaria Denusa

Destilaria Denusa

Há 36 anos no mercado, o parque industrial da Denusa tem capacidade para moagem de 1,6 milhão de toneladas de cana-de-açúcar e produção de 150 milhões de litros de etanol, entre hidratado e anidro, bem como a geração de energia para atender seu processo industrial.

As Super Cepas de leveduras MSB foram fornecidas pela MSBIO, que compõe o portfólio de soluções do Pró-Usinas. A MSBIO destaca-se como especialista na seleção e desenvolvimento de leveduras das próprias usinas, que apresentam alta performance no rendimento ermentativo e baixo consumo de insumos. Conta com um laboratório de pesquisas, já tendo selecionado 7 super cepas de leveduras com desempenho superior às mais utilizadas nas usinas brasileiras e descoberto uma bactéria que destrói até 20% do ART na fábrica de açúcar.

“O case da Denusa é mais um exemplo do foco da MSBIO, que é gerar ganhos produtivos e econômicos e não apenas estudos acadêmicos”, finaliza Josias Messias, presidente do Pró-Usinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *